Argentina

Buenos Aires

(Fonte: www.passagem-promocao.com)
Resolvemos não passar o carnaval de 2012 em Recife, então, aceitamos o convite de voltar a Buenos Aires. Como minha filha nunca esteve por lá, aproveitei para voltar, rever a cidade com calma e tirar algumas fotos para fazer esse post.
Ficamos hospedados no NH Tango (Cerrito, 550) a poucos passos de vários pontos turísticos. O hotel é excelente e com um custo-benefício bastante atrativo. Recomendo.

Vista do nosso quarto - Praça da República e Obelisco (Av. 9 de Julho)
Puerto Madero
Nosso primeiro “tour” foi pelo famoso bairro de Buenos Aires, o Puerto Madero.
A história do bairro conta que, por volta dos anos 1800, a cidade de Buenos Aires possuía sérios problemas para descarregar os navios por causa da baixa profundidade do Rio da Prata. Os passageiros e as mercadorias eram trazidos em outras embarcações até chegarem em terra. Era necessário construir um novo porto, portanto, o comerciante Eduardo Madero foi contratado para coordenar o serviço.
Alguns anos depois e o surgimento dos grandes navios de carga tornou-se imprescindível a construção de um novo porto. O Puerto Madero ficou obsoleto e pelo desuso, sua vizinhança passou a ser uma das áreas mais degradadas da cidade.
Depois de sucessivas propostas de reurbanização, em 1990, com apoio de Barcelona, na Espanha, e também de maciços investimentos estrangeiros, o bairro foi sendo revitalizado e valorizado. Atualmente está dividido em quatro regiões chamadas diques.

Vista aérea de Puerto Madero e um de seus diques  
(www.latidobuenosaires.com)

A revitalizada Avenida Alicia Moreau de Justo e seus prédios de tijolos vermelhos 
(www.latidobuenosaires.com)
No dique 3 estão ancorados o Buque Corbeta Uruguay e a Fragata Presidente Sarmiento, dois navios-museu  muito interessantes.
O Uruguay chegou na Argentina em 1874 e foi o primeiro navio da marinha. Já percorreu todo o mundo, inclusive a Antártica, quando em 1903 resgatou uma expedição sueca. Depois que atracou  na baía tornou-se escola naval e  hoje é considerado Monumento Histórico Nacional.  Nele estão expostos artefatos, incluindo mapas, fotografias e objetos usados no serviço do Uruguay.

Corbeta Uruguay ( (www.buenosairesviagem.com.br)
O Fragata Presidente Sarmiento foi construído na Inglaterra para funcionar como escola naval em 1897. Depois de 39 viagens internacionais também aportou no dique 3 em 1964 para se transformar em museu.

Av. Alicia Moreau de Justo, 980 - Dique 3

Fragata sarmiento (www.latidobuenosaires.com)

Uniformes dos oficiais (www.buenosairesviagem.com.br)

Escafandro e botas dos mergulhadores (www.jeguiando.com)
Mais à frente, ainda no dique 3, encontramos a imponente Puente de la Mujer única obra na América Latina do arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Foi construída em Vitorio, na Espanha, porque a Argentina não fabrica o aço.
Inaugurada em agosto de 2001 a ponte liga Madero Leste a Madero Oeste e seu desenho representa a imagem de um casal dançando tango.

(www.blog.calilart.com)
O vão central gira para dar passagem aos navios (www.blog.calilart.com)
Puente de La Mujer – dique 3
Para encerrar a noite fomos jantar no restaurante Estilo Campo, mas, não fomos muito felizes na escolha. Embora o ambiente seja bem agradável, não gostei muito dos pratos.


A seguir descrevo alguns pontos turísticos que não visitamos, mas, que são muito recomendados na internet.
Na entrada do cais, perto do dique 4, encontra-se outro ponto turístico de Puerto Madero, um edifício inspirado na Sidney Opera House, da Austrália. A Opera Bay é uma casa noturna ideal para encontros, eventos, arte, shows e gastronomia.




Opera Bay - Cecilia Grierson, 225, dique 4 (www.buenos-aires.ws)

Reserva Ecológica
A Reserva Ecológica Costanera Sur  é a maior reserva selvagem de Buenos Aires com lagos, diversos tipos de árvores, pássaros e borboletas.

Entrada da Reserva Ecológica Costanera Sur (stephendanko.com)
É um belo lugar onde os locais e turistas o percorrem a pé ou de bicicleta por caminhos que levam até o rio.

Reserva ecológica (blog.travelpod.com)
Moinho Portenho
No dique 2 se encontra o Molino Porteño, uma antiga fábrica de farinha de 1891, declarada Patrimônio Histórico Nacional. Atualmente é luxuoso hotel FAENA.

Molino Porteño - Dique 2 (www.maitravel.com.ar)

Fonte das Nereidas 
Esta fonte estava destinada à Plaza de Mayo, mas, as figuras desnudas causaram muita polêmica, então, foi transportada para a Costanera Sur.
Representando o nascimento de Vênus, ideal de beleza feminino, foi esculpida em mármore carrara por Lola Mora, enquanto morava em Roma, e inaugurada em 1903.
Atualmente é considerada uma das peças mais importantes da cidade e também foi declarada Monumento Histórico Nacional.
Fonte das Nereidas - Tristán Achával Rodríguez, 1600 (www.panoramio.com)
Detalhe da fonte (www.flickr.com)
Monumento ao Tango
Inaugurado no dia da música, em novembro de 2007, o monumento evoca o bandônion um gênero musical. Tem 3 metros de altura e pesa 2 toneladas.

Monumento ao Tango (www.panoramio.com)
Teatro Colón
No dia seguinte resolvemos dar uma passadinha no Teatro Colón que fica bem próximo do nosso hotel (Tucumán, 1171).  Como a fila estava grande e não tínhamos muito tempo, resolvemos não entrar. Para quem já foi, dizem que é imperdível.
Inaugurado em 1857 o antigo teatro tinha sua sede original em frente à Plaza de Mayo só sendo transferido para sua localização atual em 1888 e concluído em 1908. A sala de espetáculos, em forma de ferradura, tem uma das melhores acústicas do mundo.
Por 60 pesos argentinos pode-se visitar o teatro todos os dias, inclusive nos feriados, das 9 às 17:30h quando sai o último grupo. É recomendável comprar os bilhetes com alguns dias de antecedência (www.teatrocolon.org.ar)
 

Teatro Colón
Sala de espetáculos (www.flickriver.com)
Salão Dourado (cicerones.org.ar)
Plaza Lavalle
A Plaza Lavalle fica no bairro de San Nicolás, por trás do Teatro Colón. Existem vários monumentos por toda a praça, mas, os mais imponentes são: o Monumento a Juan Lavalle, político e militar na luta pela independência da Argentina, e o Monumento ao Balé Nacional, em memória dos bailarinos do teatro, Norma Fontenla e José Neglia, ambos mortos num acidente aéreo em 1971.
Além do famoso Teatro Colón, ao redor da praça estão a Corte Suprema de Justiça e o Teatro Nacional Cervantes.

Monumento ao Balé Nacional (skyscrapercity.bloggerteam.com)
Palácio de los Tribunales
No século XVIII o terreno onde hoje está o Palácio da Justiça era um parque de artilharia cenário de uma sangrenta revolta contra o governo daquela época.
O atual prédio, conhecido popularmente como “Los Tribunales”, só foi inaugurado em 1942.
 

Palácio da Justiça
Templo de la Congregación Israelita Argentina
Fundada em 1932 a Congregação Israelita Argentina funciona como sinagoga, a mais importante da cidade, e museu da história judaica. No museu são exibidos objetos e documentos da comunidade em Buenos Aires e uma coleção de arte religiosa. No interior estão guardados os rolos da lei do Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia.


Congregação Israelita (americanisraelite.com)
Teatro Cervantes
Foi inaugurado em 1921 por seus primeiros donos, um casal muito famoso na época, a atriz espanhola Maria Guerrero e seu esposo que investiram na obra toda sua fortuna. Três anos depois, porém, cheios de dívidas, tiveram que vender o teatro que, desde então, está sob a administração do governo argentino e considerado patrimônio nacional.



Teatro Cervantes (en.wikipedia.org)
Escola Primária Presidente Roca
Preocupado com a crescente onda de analfabetismo e imigração do país foram iniciadas as construções das chamadas escolas palácio. Fundada em 1892, a Escola Primária Presidente Roca, localizada na praça Lavalle, é uma dessas construções dedicadas à educação de adultos.



Escola Presidente Roca


El Mirador Massüe
Também na Plaza Lavalle avista-se um edifício muito diferente, O Mirador Massüe, antigo Palácio Costaguta. Construído em 1909 é considerado como um dos edifícios mais belos de BsAs. Na sua reconstrução em 1989 a torre do antigo edifício e seu mirador foram preservados e agregados a uma moderna construção toda espelhada.
Bem em frente ao Mirador está uma estátua em homenagem a Juan Lavalle, militar e independentista argentino.


Mirador Massüe e monumento a Juan Lavalle
O Mirador antes da reforma, antigo Palácio Costaguta (forum.skyscraperpage.com)
Caminhando em direção ao centro histórico da cidade passamos pelo famoso Obelisco que fica na Praça da República, bem no cruzamento das avenidas 9 de julho e Corrientes, em comemoração aos quatrocentos anos de fundação da cidade.

Obelisco e a Praça da República
Ponto do ônibus para city tour

Bem próximo à Plaza de Mayo encontramos a Catedral Metropolitana de Buenos Aires. É a principal igreja católica da cidade. A primeira capela data de 1593 e até chegar ao edifício atual já foi reconstruída várias vezes. É uma igreja muito diferente porque não tem torre e lembra um templo grego. Suas 12 colunas representam os 12 apóstolos. Além de imagens valiosas e rica decoração são mantidos no seu interior os restos mortais do general José de San Martin.
Horário das visitas guiadas: segunda à sexta das 8 às 19h; sábado e domingo das 9 às 19:30h.

Catedral Metropolitana

Cabildo
O prédio mais antigo da praça é o Cabildo. Inaugurado em 1740 Foi a sede do governo na época colonial. Várias de suas arcadas foram demolidas para abertura das Avenidas de Mayo e Presidente Julio Roca. Atualmente é Patrimônio Histórico e Museu Nacional e da Revolução de Maio.

Cabildo
Cabildo em 1879 (buenosairesstay.com)
 Plaza de Mayo
A Praça de Maio tem sua origem na Plaza Mayor criada quando a cidade foi definitivamente fundada, em 1580.
Em 1810, foi cenário da Revolução de Maio, início da independência argentina, e da reunião das Madres da Plaza de Mayo, mães que cobravam explicações ao governo da época sobre o desaparecimento de seus filhos sequestrados pela ditadura militar. Atualmente, continua sendo palco de inúmeras manifestações políticas e sociais da cidade.
No centro da praça está a Pirâmide de Mayo erguida em comemoração ao primeiro aniversário da Revolução de 1810. Com 19 metros do chão até o topo, já passou por algumas reformas chegando até a mudar de lugar. Em cima da pirâmide vê-se a imagem da Liberdade, obra de um escultor francês.

Plaza de Mayo com a Pirâmide de Mayo ao centro e a Casa Rosada ao fundo.
Casa Rosada
É a sede da presidência da argentina. Quem decidiu pintar a casa do governo de rosa foi o presidente Sarmiento. Diz-se que na época em que foi construída as tintas mais baratas eram as feitas com sangue de vaca o que lhe daria essa cor rosada ou, também, pela junção do vermelho e do branco, cores de dois partidos políticos da época.
Atrás da Casa Rosada, há um espaço verde chamado Parque Colón, com um monumento a Colombo. 
Em 1873 foi inaugurada, bem na frente da Casa Rosada, a estátua equestre de Manuel Belgrano, político e militar argentino que participou da luta pela independência do país. Belgrano foi o criador da bandeira argentina.

Casa Rosada
Estátua equestre de Manoel Belgrano.


San Telmo
No dia seguinte fomos conhecer a famosa feira de antiguidades que acontece todos os domingos das 10 às 17 horas na Plaza Dorrego em San Telmo, um dos bairros mais antigos da cidade, repleto de antiquários, bares, cafés e restaurantes.
O bairro de San Telmo recebeu esse nome porque em maio de 1806 foi criada a paróquia de San Pedro Gonzáles Telmo e o bairro de mesmo nome.
Foi um dos primeiros a ser habitado na cidade e por estar próximo ao porto foi se tornando um bairro aristocrático na época colonial. Em 1871 uma epidemia de febre amarela ocasionou o despovoamento de toda a zona sul de BsAs. As casas abandonadas viraram albergues para diversas famílias de imigrantes, os conventillos, e o clima de bairro foi retornando ao local.
Atualmente, as ruas mais agradáveis para se caminhar são a Calle Defensa, principal rua do bairro e mais antiga da cidade, e a Balcarce, a mais tranquila e cheia de casas de tango.
Existem algumas ruas próximas que também são bem interessantes com muitos bares e restaurantes: as Pasaje San Lorenzo e Pasaje Giuffra. Antigamente essas ruas já foram riachos que davam num rio onde hoje é a Avenida Paseo Colón.
É na Calle San Lorenzo, 380, que está uma curiosidade arquitetônica, a Casa Mínima, a casa colonial mais estreita da cidade com mais ou menos uns 2,10 metros de largura e 13 de comprimento. Esse tipo de casa era doada pelo dono de um escravo liberto que a construía bem ao lado da casa do seu antigo “senhor”.

Casa Mínima (Pasaje San Lorenzo, 380)
Ainda na Calle Defensa, nº 1066, está a Galeria El Solar de French, antiga residência da época colonial espanhola do Coronel Domingo French, líder da Guerra da Independência Argentina e da Revolução de Mayo.
Galeria El Solar de French - Defensa, 1066


Foi nessa galeria que conheci o trabalho da pintora argentina Karina Chavin. Sua loja se chama Girasol e vale à pena conferir.

La Donna Rosa

Mariposas de Primavera

Mapa da região de San Telmo

Um comentário:

  1. Olá!
    Ajuda do Blogger.
    Após ler sinta-se livre para deletar.
    No arquivo nada consta até 28 de fevereiro, possivelmente nada havia sido publicado até então, segue o link: Google
    Abraço!

    ResponderExcluir

Oi, seja bem-vindo!
Eu vou adorar saber o que você achou sobre minhas dicas de viagens.
Comente e volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...